terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

JUSSARA QUEIROZ

 


JUSSARA QUEIROZ nasceu em Jucurutu, na Microrregião VALE DO ASSÚ, na Mesorregião OESTE do Estado do RIO GRANDE DO NORTE, nascida no dia 04 de janeiro de 1956, é diretora de cinema, roteirista e produtora, considerada uma das pioneiras do audiovisual no Rio Grande do Norte, e demonstrou desde cedo um profundo interesse pelo cinema, influenciada pelo fato de seu pai ser proprietário de um cinema local. Sua paixão a levou a buscar uma formação em cinema, e ela se mudou para o Rio de Janeiro, onde cursou cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF) e trabalhou na TV Educativa e Embrafilme.

Durante as décadas de 1970 e 1980, Jussara produziu diversos curtas-metragens que abordavam questões urbanas e realizou experimentos cinematográficos. No entanto, seu primeiro longa-metragem, "A Árvore da Marcação" (1993), só foi concluído na década de 1990, após enfrentar desafios de produção. O filme, que teve gravações iniciadas em 1987 e concluídas em 1993 com o apoio da emissora ZDF da Alemanha, narra a história de Jocélia, uma jovem estudante de Direito que reencontra sua infância em Marcação, um vilarejo na zona canavieira da Paraíba, onde as crianças trabalham nos canaviais desde cedo. O filme aborda questões sociais e a luta por direitos das crianças.

Os filmes de Jussara Queiroz frequentemente tratam de temas políticos, ideologia de esquerda e mobilização popular, documentando as lutas das classes sociais, a exploração nos canaviais e a desvalorização das pessoas que vivem no campo.

Após interromper sua carreira na década de 90 devido a problemas de saúde, a história de Jussara foi contada no documentário "O Vôo Silencioso do Jucurutu" (2007)[ . Em 2012, a Prefeitura do Natal lhe concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta.

FONTE WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário